Equipes vão começar a fazer um mutirão de limpeza e conscientização neste sábado (8); o trabalho se estenderá para os próximos finais de semana
O Departamento de Saúde vai iniciar neste sábado (8), em parceria com a Vigilância Sanitária, a partir das 8h, um mutirão de intensificação no combate à dengue. As equipes das pastas vão coletar materiais que acumulam água e fornecer orientações aos munícipes para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.
As ações se estenderão nos próximos finais de semana, começando pelos bairros Jardim Canaã, Jardim Marincek, e Jardim Tizziotti. Devido ao período de chuvas, o momento é de atenção redobrada, e intensificar a prevenção é fundamental para reduzir os riscos de contaminação.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Luiz Carlos Mateus, pede para que a população colabore abrindo as portas.
“É fundamental, mesmo com a atuação do poder público, que as pessoas separem um tempo do seu dia para olhar o seu quintal”, completa.
Já a diretora de Saúde, Haydee Cruvinel Godoy, frisa que o cuidado deve começar antes do período de maior transmissão.
AÇÕES PRÁTICAS DE PREVENÇÃO
Descarte corretamente materiais que acumulam água;
higienize os reservatórios e bebedouros de água;
limpe as calhas regularmente.
DIA D NACIONAL E ESTADUAL
Também neste dia 8, o Ministério da Saúde mobilizou todo país para realizar um trabalho profilático, pois, de acordo com o órgão federal, a dengue é a principal endemia do país. O estado de São Paulo também tem agendado um Dia D para o fim do mês.