23 OUT 2023
Conferência Nacional de Educação – Etapa Intermunicipal

Data: 26 de Outubro de 2023
Horário: Das 9h as 16h
Local – Claretiano – Centro Universitário – Rua Dom Bosco, nº 466 – Castelo. Batatais – SP

9h – Abertura Oficial e aprovação do regimento.
9h30 – Palestras: Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável

Profa. Dra. Tatiana Noronha de Souza (Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - UNESP - Universidade Estadual Paulista)
Prof. Dr. Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA/ USP-RP)

Prof ª Dra. Noeli Rivas (FFCLRP - USP).

12h as 13h – Almoço.

13h às 15h -  Discussões por Eixo

Eixo 1 - O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.

Mediadora: Ana Cláudia Sampaio (Supervisora de Ensino – DE Ribeirão Preto)

Eixo 2 - A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.

Mediadora: Tatiana de Jesus Pita (Assessora pedagógica e supervisora Grupo Somos Educação).

Eixo 3 - Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade - equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todos e o combate às diferentes enovas formas de desigualdade, discriminação e violência.

Mediador: Prof. (Guará)

Eixo 4 - Gestão democrática e educação de qualidade- regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Mediador:  Prof. Dr. Aldovano Dantas Barbosa

Eixo 5 - Valorização de profissionais da educação -garantia do direito à formação inicial e continuada dequalidade, ao piso salarial e carreira e às condições parao exercício da profissão e saúde.

Mediação: Marcio Martins consultor educacional da editora FTD.

Eixo 6 - Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.

Mediadora: Profª Dra. Karina Conte (Claretiano – Centro Universitário)

Eixo 7 - Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

Mediação: Prof. Santa Rosa do Viterbo

15h – Plenária Final