11 JUL 2022
Exame de Papanicolau poderá ser feito à noite em julho nos ESF
Exame de Papanicolau poderá ser feito à noite em julho nos ESF

O exame de papanicolau deve ser considerado prioridade para as mulheres. A Prefeitura de Sales Oliveira, por isso, está realizando um mutirão para realização do exame gratuito, que é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, a partir de amanhã, exames em horário estendido para ampliar o acesso.
As coletas para exame de papanicolau podem ser feitas durante a semana, em período de funcionamento das unidades de saúde.
• Haverá horário estendido de atendimento (17h às 19h) nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho no ESF 2 (Baixada).
• Nos dias 19, 21, 27, 28 de julho, o horário estendido (17h às 19h) será no ESF 1 (Mangueiras).
• Nos dias 16 e 30 de julho, também haverá coleta no ESF2 (Baixada) a partir das 8h. Nesses dois dias, será preciso fazer o agendamento prévio no Setor de Ginecologia. Os demais dias serão de livre demanda.
No horário estendido, todas as pacientes estarão concorrendo ao sorteio de brindes doados pelo comércio local. Serão sorteados dois brindes por dia, além as mulheres receberem lanche.
Fizeram doações para a ação da Prefeitura Mega Tabacaria, Farmanossa, Marcela Pacheco, Sapatus, Evidence Hair Studio, Jacaré, Marcia Balan (dentista), Tereza Monteverde Enxovais, Alice Pereira Make-up, Via Franca, Farmácia Domênica, Voga, Bordonale, Aki Tem, Papelaria Apolo, MD Celulares, Badulack, Calçados Silva, Entrenós e Betini Totografias.

Prevenção

O exame preventivo é imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, possibilitando um tratamento com mais chances de sucesso, além de ajudar a prevenir o HPV.
O Ministério da Saúde preconiza mulheres de 25 a 59 anos devem fazer o exame. Porém, toda mulher que já teve relações sexuais, precisa fazer passar pelo médio.

A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame para garantir um resultado correto. Ela também precisa evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Outra indicação é que não esteja menstruada, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
O que o papanicolau pode diagnosticar
• alterações causadas pelo HPV
• câncer de colo de útero e lesões por ele causadas
• infecções vaginais
• inflamações vaginais
• algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

Como é feito o exame

• observação ou exame externo para detecção de infecções
• introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero
• coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório