Departamento de Saúde inicia campanha de vacinação contra o Sarampo


O Departamento de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização será realizada no Centro de Saúde em crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), das 7h às 16h.

O Dia D está marcado para o sábado 19. Aqueles que já tomaram duas doses não precisam de mais uma. Além disso, os programas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estão realizando a checagem das carteiras de vacinação.

O Sarampo é uma infecção causada por um vírus, com alto grau de contagio, podendo ser transmitido a pessoas de todas as idades. O sintoma mais característico são as manchas avermelhadas pelo corpo, mas elas só aparecem a partir do quarto dia.

A veiculação do vírus se dá por via respiratória, na qual uma pessoa pode disseminar o agente causador para 90% das pessoas que conversa.

O método de prevenção mais eficiente é a vacinação, com uma eficácia superior a 95%. Segundo dados a taxa de procura pela imunização vem caindo, acompanhado disso, os índices da doença vem aumentando.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, registrou 5.404 casos nos últimos 90 dias, destes 97% (5.228) estão concentrados no estado de São Paulo. 

No estado, em agosto morreram três pessoas por complicações da doença — o fato não acontecia desde 1997 —, que não somente a morte pode causar cegueira, surdez e problemas neurológicos. Até o momento já são nove óbitos, quatro deles bebês.

Anterior Salenses elegem novos conselheiros tutelares
Próxima Fundo Social de Solidariedade realiza Forró nesse domingo (13)

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *