‘Amamentação: a Base da Vida’ é tema de palestra do Departamento Municipal de Saúde

Campanha ‘Agosto Dourado’ chama atenção para a importância do aleitamento materno

O Departamento de Saúde realizou nesta terça-feira (14) uma palestra para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como o tema “Amamentação: a Base da Vida”. A ação faz parte da campanha “Agosto Dourado”, que chama a atenção para a importância da amamentação e da doação de leite materno.

Segundo a enfermeira Rafaela Borges, o objetivo da ação foi de orientar os profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno, passando dicas e informações para que eles possam multiplicá-las para as gestantes, puérperas e famílias durante as visitas domiciliares.

“A amamentação é muito importante para o bebê porque possui todos os nutrientes necessários para que o pequeno cresça e se desenvolva com saúde. Além disso, fortalece o vínculo entre a mãe e o filho”, afirma Rafaela, mediadora da palestra.

As mulheres interessadas em doar leite humano podem procurar qualquer unidade de saúde do município. No local, um profissional passará mais informações sobre o procedimento.

Leite materno

O “dourado” do mês faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A data foi instituída em 2017, pelo Congresso Nacional Brasileiro, por meio da lei Nº 13.435.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda a amamentação até os dois anos de idade e também que, nos primeiros seis meses, a criança receba apenas o leite materno, sem necessidade de complementação, como água, por exemplo.

Pesquisas apontam que o aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até os dois anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda.

Os dados nacionais mais recentes mostram que 49% dos menores de seis meses já são amamentados exclusivamente com leite materno. O índice aumentou ao longo dos anos, mas ainda está longe de atingir a meta de 90% estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.

Anterior Cronograma do Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Sales Oliveira
Próxima EDITAL RECURSOS - CONCURSO - SALES OLIVEIRA CP 01-2018