Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias recebem capacitação sobre leishmaniose e combate a acidentes com escorpiões

Capacitação realizada no Centro de Saúde
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle a Endemias (ACE) participaram, na última quarta-feira (7), de uma capacitação sobre escorpiões e leishmaniose. O evento ocorreu no Centro de Saúde.

Aproximadamente 30 profissionais receberam orientações e demonstrações da Mestre em Saúde Pública e chefe dos Departamentos de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Daiana Pilotto, sobre combate e prevenção de acidentes com escorpiões, além de características da leishmaniose.

No município de Sales Oliveira apesar de todo trabalho realizado pela pasta, as notificações de aparecimento do aracnídeo aumentaram. Até o momento já foram registrados mais de 30.

Sendo assim, os ACS e ACE ajudarão a realizar notificações no sistema da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), antes somente o Departamento de Vigilância Sanitária realizava o trabalho, e auxiliarão na realização de bloqueios dos locais em que os registros forem realizados.

Além disso, foram ensinadas a identificar animais que apresentam sinais de leishmaniose.

A doença, que caso não tratada pode levar a óbito, teve um aumento de aproximadamente 39% no Brasil, entre os anos de 2012 com 2.953 casos a 2017 com 4.103 casos. Já o estado de São Paulo teve um crescimento entre os anos de 2016, com 85 confirmações a 2017 com 124, o que no acumulado de nove anos (1990 – 1999), chegou a ser zero.

Anterior Prefeitura inicia construção de quadra poliesportiva no Jardim Paraíso que beneficiará cerca de 1,5 mil moradores
Próxima Inscrições para o 1º Concurso de Fotografia estão abertas