Atrativos Urbanos


Igreja Matriz Santa Rita de Cássia

Em setembro de 1902, quando a pedido do vigário de Nuporanga, foi dada bênção à primeira pedra da Capela da então Santa Rita de Sales, localizada na Praça Matriz da cidade.

Concluída em 1904, tempos depois do lançamento de sua pedra fundamental, em 8 de março de 1903, a Igreja Matriz de Sales Oliveira, antes paróquia filial de Nuporanga, obteve status próprio apenas em 31 de março de 1911, quando Dom Alberto José Gonçalves, bispo diocesano de Ribeirão Preto a consagrou com o nome de Santa Rita de Cássia, pois a Constituição do Bispado da Bahia, vigente até 1918 e substituída pelo Código Canônico, exigia a existência de um padroeiro.

Em 1916, a Igreja Matriz é inaugurada sofrendo modificações ao longo do tempo.

Em janeiro de 1955, deu-se inicio a construção da torre sustentando a imagem do Cristo Redentor, idealizado pelo Sr. Alberto Maciel Dantas e inaugurado em 1956.

Com o Concílio do Vaticano II, realizado entre 11/10/1962 a 12/01/1966, os antigos altares de mármore, doados pelos fazendeiros, bem como as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora do Bom Parto, São Geraldo, São Benedito, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida, que antes constituam o templo foram retiradas e distribuídas entre os devotos da cidade.

Após a última reforma iniciada em 2004 que reparou o piso (agora de granito), além do telhado e do forro, descobriu-se sobre este, debaixo de camadas de tinta, a tela de Santa Margarida Maria de Lacoque, pintada pelo artista italiano Carlos Abriatta, pintor que espalhou seus trabalhos pelas igrejas da região de Ribeirão Preto, no início do século XX.

Ao lado do Altar- Mor, se encontra o nicho que abriga a imagem de Santa Rita de Cássia, primeira e única desde a inauguração da Matriz no início do século passado.

Outros dois nichos foram construídos: um para colocar a imagem de Nossa Senhora das Cabeças, imagem esta vinda de Portugal, relíquia de valor inestimável que pertencera à época da inauguração da matriz e outro para o Sagrado Coração de Jesus.

 

 

 

 

 

 

CRISTO REDENTOR

No início da década de 50, Sr. Alberto Dantas, imaginou instalar uma estátua do Cristo Redentor semelhante ao Corcovado, na torre da Igreja que tanto havia batalhado para construir.

Os Salenses abraçaram aquela ideia e transformaram o sonho em realidade, organizando festas, promoções e o Livro de Ouro para adquirir fundos. Em 1956, a torre era inaugurada sustentando a imagem do Cristo.

Praça Santa Rita

Sales Oliveira. SP

Telefone: (16) 3852 1021

Horário de Visitas – Todos os dias, das 08 horas às 16 horas.

 

Praça Santa Rita

A Praça Santa Rita permite reunir num só lugar, um pouco do cenário histórico e cultural do município, permitindo a realização de ações culturais e manifestações de cunho religioso. São missas ao ar livre, sessões de cinema, música 

no coreto, apresentação de bandas e fanfarras, encontro de food-trucks, quermesses e feiras.

  • Construído na década de 30, o coreto da Praça da Matriz sofreu ao longo dos anos pequenas modificações estruturais, mas nada que abalasse aquele estilo bucólico, tão típico de cidade do interior.

O pequeno pavilhão em alvenaria manteve ao longo dos anos sua função cultural e de lazer, promovendo para a população, apresentações musicais, saraus e esquetes teatrais. 

 

 

 

 

 

 

 

Centro

Sales Oliveira

Horário de Visitas – Todos os dias

Centro Cultural Santa Rita

O Centro Cultural Santa Rita está em atividade desde 1996.

Instalado dentro do antigo Cine Santa Rita construído na década de 60, o Centro Cultural além de abrigar a Biblioteca Municipal e a Sala de Exposição Permanente “José Antônio da Silva” possui em suas dependências, o Auditório “Virgínia Ronchini Dantas”, com 210 lugares, palco de apresentações teatrais, saraus, festivais de música,palestras, apresentações de orquestras e exibições cinematográficas.

Rua Sete de Setembro, 31.

Sales Oliveira, SP.

Telefone: (16) 3852 0210

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-Feira, das 07:30h às 16:30h.

Exposição Permanente “José Antônio da Silva”

A Sala de Exposição Permanente “José Antônio da Silva”, criada em 1996 dentro do Centro Cultural Santa Rita, homenageia o nome do maior pintor brasileiro primitivista, nascido em Sales Oliveira em 1909.

O local possui em seu acervo obras do autor, além de livros e material bibliográfico.

 

 

 

 

 

 

Centro Cultural Santa Rita

Rua Sete de Setembro, 31.

Sales Oliveira, SP.

Telefone: (16) 3852 0210

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta-Feira, das 07:30h às 16:30h

Rua das Árvores

Ladeada por vinte e duas figueiras que compõem um gracioso túnel, cartão postal de Sales Oliveira, a Rua das Árvores, localizada ao lado do Centro Cultural Santa Rita, e orgulho dos salenses completou 60 anos no final de 2014, sendo homenageada pela Empresa de Telégrafos e Correios.

Oficialmente a pitoresca alameda, um gracioso quarteirão da Rua José Bonifácio, bem no Centro da cidade ganhou ares bucólicos a partir de 1954, quando o então funcionário público e posterior prefeito municipal Achilles Turim, teve a iniciativa de plantar as mudas.

 Desde o final da década de 60, a bela Rua das Árvores, tornou-se o local favorito para a realização de festas juninas, feiras e quermesses.

Ao lado do Centro Cultural Santa Rita

Sales Oliveira, SP.

Museu Histórico e de Curiosidades “Estação Cultura”

Em 01 de julho de 2000, atendendo o desejo de uma parcela da população, foi criado pela então Secretária de Educação e Cultura o Museu Histórico e de Curiosidades na antiga Estação Ferroviária do município.

Contando com um importante acervo fotográfico e uma réplica em miniatura de uma Maria-fumaça, o Museu conta com aparelhos odontológicos movidos a pedal, objetos farmacêuticos, peças sacras, máquinas datilográficas e antigos rádios a válvula, além de obras de arte dos grandes pintores primitivistas salenses.

 

 

 

 

 

Avenida Mogiana (antiga Estação Ferroviária)

Sales Oliveira, SP.

Telefone: (16) 3852 0210

Horário de Visitas: Todos os dias, das 08 horas às 17 horas (Reforma)

Estação Ferroviária de Sales Oliveira

Inaugurada em 1900 para embarque e desembarque de cargas e passageiros, a Estação Ferroviária de Sales Oliveira sofreu influência direta das Construções Europeias.

Sua tipologia é característica da época em que foi construída e quase todo o material utilizado na construção era oriundo da Inglaterra, França e Alemanha.

Ao todo são 516,20m² de área construída.

A cobertura da plataforma é inteiramente de folhas de zinco. A cobertura superior correspondente ao prédio todo é de telhas genuinamente francesas.

Os ferros utilizados na cobertura da plataforma são ingleses, bem como a porta rendilhada que se encontra no guichê de vendas (atual Departamento de Educação e Ensino). Já as imensas pedras que formam o piso da plataforma, atingem até 2,80m de comprimento por 1m de largura e 0,40m de espessura

 

 

 

 

 

 

 

Avenida Mogiana

Sales Oliveira, SP.

Telefone: (16) 3852 0210

Horário de Visitas: Todos os dias

SkatePark

A Skatepark (pista de skate) de Sales Oliveira é uma das poucas skatepark’s públicas da região de Ribeirão Preto. Construído em concreto, especialmente para a prática do skate, o local é um ambiente recreativo, gratuito, aberto ao público de todas as idades.

Remodelado, o local sediou o 1º Festival de Rock. Aproveitando o ensejo, grafiteiros pintaram um mural nos muros que circundam a pista.

 

 

 

 

 

 

Praça Norma Ferriani Barradas

Sales Oliveira, SP.

Horário de Visitas: Todos os dias

Centro de Lazer do Trabalhador

Preocupada com o bem-estar de sua população, a Prefeitura Municipal criou em 1987 o Centro de Lazer do Trabalhador, aberto a pessoas de todas as idades, que desejam praticar alguma atividade física ou buscar um lazer saudável. Tudo gratuitamente.

 

 

 

 

 

 

O local possui campos de futebol, malha e bocha, um minicampo de futebol society, uma quadra para diversas modalidades esportivas, salões de festas, sendo um coberto e outro salão ao ar livre, piscinas, parque de diversão e uma enorme área verde propícia para recreação e jogos em família.

 

 

 

 

 

Rua Victorino Nonino, s/nº.

Sales Oliveira, SP.

Horário de Funcionamento: Quarta a Domingo, das 08 às 17h.