125 alunos do Colégio Coutinho visitam Cine Cauim em Ribeirão Preto

Alunos dos quintos anos do Colégio Coutinho

Os quintos anos do Colégio Municipal José Coutinho Pereira visitaram, na última quarta-feira (2), o Cine Cauim em Ribeirão Preto e assistiram ao filme “Turma da Mônica: Laços”. Foram ao local aproximadamente 125 crianças.

A viagem representou a fase final do Projeto Cinema na Escola, da professora Rosi Belotti, no qual os alunos estudaram, durante o primeiro semestre, a produção cinematográfica nas aulas de Artes, buscando a ampliação do currículo e o enriquecimento dos conhecimentos culturais.

Para Rosi “o cinema como sétima Arte, é uma importante fonte de registro da realidade e informações. Captam as transformações culturais, sociais, históricas e tecnológicas do ser humano. Serve também como veículo de comunicação que permite reflexões sobre a vida do indivíduo e sua participação na sociedade, além de promover entretenimento”.

Inicialmente pesquisaram as primeiras produções cinematográficas, por exemplo, “A chegada de um trem estação”, dos Irmãos Lumière, “A viagem à Lua” de George Meliès — a produção é marcada pelos experimentos de efeitos especiais —, e também o cinema mudo.

Dando continuidade ao trabalho, analisaram cartazes e sua função como peça de divulgação das produções cinematográficas.

A atividade pedagógica integrou a teoria a prática. Não somente buscaram as informações, mas também criaram peças de divulgação, equipamentos de cinema antigos, com material reciclado e logo após fizeram uma exposição no prédio da escola. Além disso, realizaram filmagens com o celular que foram apresentados para os participantes do projeto.

Na etapa final, os alunos visitaram o Cine Cauim, uma entidade sem fins lucrativos, criado em 1979 voltado para a produção cultural. No local assistiram ao live-action inspira na turma da Mônica, produzido pela Maurício de Souza Produções.

O longa conta a história do sumiço de Floquinho, o cachorro de Cebolinha. Então o garoto desenvolve um plano infalível para encontrá-lo e para isso vai precisar da ajuda de seus amigos Mônica, Magali e Cascão.

Anterior Fundo Social de Solidariedade realiza Forró nesse domingo (13)
Próxima Personagens infantis fazem alegria de crianças do Coutinho e Emei